Quantas vagens uma rosa do deserto pode ter?

Quantidade máxima de vagens que uma rosa do deserto pode ter

Será que tem problema deixar muitas vagens na rosa do deserto? Já adianto que é preciso você tomar cuidado com esse aspecto. Nesse artigo você vai entender o que pode acontecer com sua rosa do deserto se ela tiver muitas vagens ao mesmo tempo.

 

Como ter muitas vagens na rosa do deserto?

Rosas do deserto podem produzir e desenvolver muitas vagens ao mesmo tempo. Mas essa condição depende de três fatores:

  • Boa nutrição
  • Genética
  • Cultivo adequado

Para que sua rosa do deserto produza muitas vagens ao mesmo tempo ela precisa estar bem nutrida, com todos os macro e micronutrientes. Porém, mesmo se sua rosa do deserto estiver bem adubada, dependendo do tamanho da planta, ela não aguenta muitas vagens simultaneamente.

O que acontece se você fizer muitas vagens na sua rosa do deserto?

Os principais sintomas que podem ser notados é a murcha do caudex e dos galhos e o abortamento natural das vagens. Essa murcha pode até matar a planta.

rosa do deserto com galhos murchos
rosa do deserto com sintomas de excesso de vagens – murchando
rosa do deserto com caudex murcho

Se sua rosa do deserto abortou uma vagem naturalmente pode ser porque ela estava com excesso de vagens e precisava economizar energia, ou porque houve alguma incompatibilidade entre os pólens usados no cruzamento.

Porém, em alguns casos, ao invés do abortamento, a rosa do deserto vai definhando, murchando. Quando a rosa do deserto tem muitas vagens e começa a murchar, até pode acontecer das vagens abrirem e você obter as sementes. Geralmente essas sementes saem xoxas, murchas e pequenas.

 

Quantas vagens posso fazer na minha rosa do deserto?

O número de vagens que uma rosa do deserto pode produzir depende do tamanho da planta e da sua genética.

Quanto maior o número de vagens, maior a produção de sementes de rosa do deserto, concorda?

Mas tenho que te dizer que isso nem sempre é verdade.

Rosa do deserto com muitas vagens

Algumas rosas do deserto conseguem produzir vagens enormes, que passam de 25cm de cada lado, porém dentro das vagens as sementes variam em tamanho. Quanto maior a semente, menos semente cabe dentro da vagem.

E isso é influenciado pela genética das rosas do deserto. Algumas produzem sementes grandes e outras sementes pequenas.

E o fato da semente ser pequena não significa que ela é ruim. Já colhi vagens enormes que tinham poucas sementes dentro, e já colhi vagens pequenas com muitas sementinhas dentro.

Em geral, rosas do deserto cultivadas em vaso pequeno chamado de P11 (400 ml de capacidade) conseguem produzir 1 vagem. Já em rosas do deserto cultivadas em vaso P15 (1 litro de capacidade), você pode obter perfeitamente 2 a 3 vagens ao mesmo tempo.

Todas essas quantidades de vagens são bem seguras. Mas não se esqueça que para atingir sucesso, as plantas precisam estar bem cuidadas, bem nutridas.

Mas é muito importante você ter todas as informações da sua coleção bem anotada. Isso porque algumas rosas do deserto conseguem produzir mais vagens do que outras e isso a gente consegue selecionando as melhores plantas e usando elas como matrizes.

Rosa do deserto no p15 com varias vagens

Tenho matrizes em vasos P15 que conseguem produzir 5 a 6 vagens simultaneamente. E como eu descobri isso?

Testando!

Aumente a quantidade de vagens aos poucos e observe se sua matriz não vai apresentar sinais de rejeição, como a murcha dos galhos, murcha do caudex e abortamento.

Depois que você conseguiu as vagens é muito importante saber a hora certa de colher as sementes da rosa do deserto e como adubar quando está com vagem. Caso você queira ler o próximo texto sobre isso é só clicar aqui.

 

Compartilhe:

Veja também