A rosa do deserto é uma suculenta originária da África, seu habitat natural são regiões quentes e secas, por isso ela é uma planta bem resistente, que suporta passar longos períodos sem água. No entanto, pode apodrecer por várias razões, incluindo excesso de água e ataque de pragas. Se você notar que sua Rosa do Deserto está apodrecendo, há medidas que você pode tomar para salvá-la. Aqui estão algumas dicas para tratar uma Rosa do Deserto apodrecendo:
Quando suspeitar que minha rosa do deserto pode estar apodrecendo?
Sempre que você notar que a planta começou a amarelar as folhas ou que o caudex está murcho, mole ou com manchas escuras é bom desenvasar e verificar as raízes.
Primeiro, retire a planta do vaso, remova todo o substrato e lave com água.
Agora observe a planta, retire todas as partes escuras e moles. Corte com uma faca ou estilete até não ter mais manchas escuras. É muito importante remover o mais rápido possível, pois o apodrecimento pode crescer muito rápido e tomar todo o caudex.
No entanto, se o apodrecimento estiver se espalhado muito, já tiver atingido todo o caudex, é difícil salvar a planta. Neste caso, recomendado é que você tente salvar os galhos. Você pode cortá-los e colocar para enraizar ou usar como material para enxertia.
Veja todo o passo a passo de como salvar uma rosa do deserto apodrecendo.
Por fim, com essas dicas você poderá tratar sua Rosa do Deserto apodrecendo e ajudá-la a se recuperar. Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor opção, então mantenha uma rotina de cuidados básicos para evitar problemas futuros.
Agora eu tenho uma dica. É muito importante que você entenda por que a rosa do deserto apodrece e como prevenir. Neste artigo eu dou 5 dicas de como cuidar da rosa do deserto para prevenir o apodrecimento. Não deixe de ler – para ler clique aqui.