Rosa do deserto pode ficar na chuva?

Posso deixar a rosa do deserto na chuva? Olha aí a pergunta que mais aparece na cabeça do colecionador!

E a resposta é simples: sim ela pode ficar na chuva, se o seu substrato for drenante e de preferência que ela esteja sobre uma bancada.

Porém é importante você conhecer os principais problemas que podem surgir ao deixar a rosa do deserto na chuva. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Nesse artigo você vai aprender sobre os problemas causados pelas chuvas. Também vai conhecer algumas práticas simples, para deixar suas rosas do deserto protegidas de aguaceiros e muito saudáveis!

 

Rosa do deserto na chuva pode perder os botões

A rosa do deserto dá botões, mas eles não vão para frente. Durante a época de chuva é comum os botões ficarem:

  • escuros, parecendo papel que começou a pegar fogo
  • pequenos e caindo
  • moles e um pouco úmidos

No período do ano em que chove mais, os fungos atacam com muita vontade certas partes da rosa do deserto.

O que fazer? Uma solução é levar suas rosas do deserto para uma área em que elas não tomem chuva. Nesse caso pode ser uma área coberta por plástico agrícola – um tipo de plástico que impede a passagem da chuva, mas deixa a luminosidade entrar. Lembrando que as rosas do deserto precisam continuar a tomar sol, certo? Nada de colocar elas na sombra.

 

Rosa do deserto na chuva atrai cochonilhas de raiz

As cochonilhas são insetos pequenos que atacam diversas partes da rosa do deserto. Durante o período da chuva é comum o ataque de cochonilhas nas raízes aumentarem. Isso porque:

  • o substrato no vaso está úmido e fica úmido por mais tempo do que em outra época do ano e as cochonilhas adoram essa umidade
  • os nutrientes do vaso são lavados pela água da chuva e a planta fica mais fraca e mais suscetível ao ataque de pragas

Não deixe que esse problema transforme sua rosa do deserto numa casa da mãe Joana! Faça uma super adubação. Talvez você não saiba que certos adubos que o mercado oferece não são completos. Faltam nutrientes neles. Por isso é importante saber escolher um bom adubo. Na maioria das vezes é necessário misturar pelo menos 2 adubos para fornecer todos os nutrientes que a sua planta precisa.

Uma boa combinação por exemplo é o forth plantio e o forth rosa do deserto. Principalmente o forth plantio nesse caso de ataque de pragas. Ele tem alguns nutrientes que outros adubos não costumam ter. Como é o caso do cálcio e silício.

Por isso se você quer deixar sua rosa do deserto mais resistente ao ataque de cochonilhas de raiz aumente a quantidade dos nutrientes que deixam sua planta mais forte, como o cálcio e silício.

E sempre lembre de oferecer o máximo de horas de banho de sol, assim você diminui a umidade do substrato e ajuda a controlar as cochonilhas.

Mudinhas de Rosa do deserto na chuva podem apodrecer

Se você não fez uma boa escolhe de substrato para plantar suas mudinhas de rosa do deserto pode ser um perigo deixá-las tomando chuva. Isso porque pode crescer fungos em substratos que tenham muita matéria orgânica. E juntando com a drenagem ruim, acumula muita unidade e aumenta ainda mais o problema.

E evitar esse problema? Anota ai mais uma dica: você pode aplicar nas mudinhas defensivos caseiro ou biológicos. Por exemplo, de dois em dois dias, aplique água oxigenada líquida volume 10 (60ml/L de água).

Outro defensivo muito bom é o Serenade, um defensivo biológico que não faz mal pra saúde, vai ajudar a prevenir o apodrecimento das mudinhas.

 

Rosa do deserto pode apodrecer o caudex

Sabe aquele caudex mole, que faz seu dedo afundar quando você aperta? Pois é, esse é o sinal mais forte de que a rosa do deserto está doente. Até parece que você está escutando a sirene da ambulância, não é?

Se o caudex da sua rosa do deserto está mole é muito importante que você fazer o desplantio para verificar se não tem nenhuma podridão nas raízes.

Geralmente isso acontece por o substrato está com uma composição errada.

Como saber se a composição está errada? Olha esse truque: pegue seu vaso e jogue um copo de água no substrato. Fique de olho se a água sai imediatamente pelos furos. Se acontecer isso, o substrato tem boa composição. Se não acontecer, se a água demorar a escorrer e ficar empoçada, você precisa trocar o substrato.

A água pode não escoar bem por dois motivos. O primeiro é porque você escolheu os componentes errados, usou muita matéria orgânica. O segundo motivo é porque o seu substrato está compactado.

Isso acontece porque com o tempo, o substrato vai ficando duro. A medida que ele fica velho vai se decompondo e uma camada de barrinho se forma perto dos furos. Esse barrinho se acumula e acaba tampando os buracos, não deixando a água escorrer.

E então, quando a água da chuva se acumula no vaso ela pode causar o apodrecimento das raízes.

Entendi! Você quer evitar esse filme de terror! Então, se liga na nossa sugestão: deixe o substrato da sua rosa do deserto com ótima capacidade de drenar água. Tem uma variedade de componentes que você pode adicionar no substrato:

  • pedaços de carvão
  • areia grossa
  • palha de arroz
  • fibra de coco

Enfim, materiais que vão deixar a água fluir, mas não vão prejudicar as raízes.

Para aprender dicas de como evitar o apodrecimento nas rosas do deserto leia este artigo: 

 

Rosa do deserto na chuva pode apodrecer os galhos

Você nota uma mancha pequena e escura na ponta de uma folha. Acha que não é nada, mas é doença chegando, é problema!. É conhecido como podridão do galho e pode começar bem nas pontinhas de forma quase imperceptível. Esse fungo que começa nas folhas da rosa do deserto no período de chuva pode se alastrar pelo galho e chegar até o caudex em poucos dias.

Mas não se preocupe vou te ensinar como resolver isso! O jeito mais fácil de salvar uma rosa do deserto que esta com galho podre é cortar o galho doente. Corte até que não sobre nenhuma mancha. Depois arrume um local para colocar sua rosa do deserto que não fique tomando chuva até que o corte cicatrize. Outra recomendação: arrume uma bancada, um pedestal para sua rosa do deserto. Quanto mais longe do chão mais segura está sua rosa do deserto.

Isso porque quando a água cai, ao bater no chão ela levanta um monte de sujeira, inclusive fungos. Por isso é importante você manter sua rosa do deserto sobre uma bancada, principalmente na época de chuva.

 

Relaxe e curta suas rosas do deserto

A boa notícia é que esses problemas não acontecem sempre. E se você seguir todas as dicas que te dei, eles raramente vão te dar dor de cabeça. E depois de conhecer todas essas dicas preciosas, não tem mais motivos para se preocupar tanto, certo?

Quer aprender mais sobre o cultivo das rosas do deserto? Nosso livro Rosas do Deserto: O Guia Definitivo inclui informações detalhadas sobre como plantar, cuidar e manter as suas rosas do deserto saudáveis e florescendo.

Com nosso guia, você poderá desfrutar de um jardim repleto de plantas lindas e bem cuidadas, depois que você colocar todos os conhecimentos em prática.

Adquira já o seu ebook de cultivo de rosa do deserto! Clique aqui para conferir o ebook

Compartilhe:

Veja também