Como Cuidar da Rosa do Deserto?

dicas de como cuidar da rosa dodeserto

Se você está começando a cultivar rosas do deserto agora deve estar cheia de dúvidas sobre como cuidar da rosa do deserto.

Mas eu já te digo que é bem fácil cuidar da rosa do deserto , a rosa do deserto é uma planta muito resistente e responsiva, ou seja, ela reage rápido a todos os tratamentos que você fizer.

Para te ajudar nessa missão nós criamos uma lista de dicas simples e fáceis de como cuidar da rosa do deserto. Você vai aprender o que a rosa do deserto gosta, sobre rega, substrato, sol e muito mais. Bora lá?

Como cuidar da rosa do deserto – Substrato

Antes de tudo é muito importante você conhecer um pouco sobre a rosa do Deserto. Ela é originária da África e está acostumada a um clima quente e seco. No seu ambiente natural o solo é arenoso e cheio de pedrinhas.

Por isso o segredo é deixar a planta nas mesmas condições do seu ambiente natural.

Ou seja, o melhor substrato para a rosa do deserto é aquele que seja bem drenante, que não acumule água, aquele que simule bem o seu ambiente natural. Evite usar estercos, pois ele retém água e pode causar apodrecimentos se não usado da forma correta.

Dessa forma, uma mistura de carvão, areia, fibra de coco, casca de arroz são ideais para deixar qualquer substrato drenante e as Rosas do Deserto adoram.

Substrato para rosa do deserto
substrato drenante para rosa do deserto

Mas para quem está começando e quer algo mais prático já existem substratos para rosa do deserto prontos. Basta tirar do saco e plantar sua rosa do deserto. Muito mais prático não é mesmo?

Por aqui usamos o Substrato Ouro Negro, tanto para as plantas grandes quanto para as mudinhas de rosa do deserto.

Entretanto, se você molha sua rosa do deserto e ela não escorre a água imediatamente por baixo, pelos furos do vaso, já está na hora de trocar seu substrato por um mais drenante e evitar perder sua rosa do deserto por podridão.

Como cuidar da rosa do deserto – Vaso

Qual o vaso ideal para rosa do deserto? Você pode usar diversos materiais e isso vai depender do seu objetivo. Se você é apenas colecionar e quer ter um vaso bonito pode optar pelos vasos de cimento ou de barro. Já se você é um produtor, os vasos de plástico são os melhores pois são leves e fáceis de transportar, além de serem mais baratos.

 

A princípio o tamanho do vaso para a rosa do deserto vai depender do tamanho da planta. O ideal é ter um vaso que seja  o dobro do tamanho da sua rosa do deserto. Nunca use vasos que sejam muito grandes pois ele acumula mais água e sua rosa do deserto pode apodrecer.

Como cuidar da rosa do deserto – Rega

Será que a rosa do deserto gosta de água? Esse é uma das grandes dúvidas sobre como cuidar da rosa do deserto e onde muitos erram.  A forma correta de como regar a rosa do deserto é bem simples, regue sempre que o substrato estiver seco. Para verificar se o substrato está seco é só colocar o dedo na terra. Se o seu dedo saiu seco, sem grudar nada, o substrato está precisando de água, pode regar sem medo. Mas se o seu dedo saiu cheio de terra grudada indica que o substrato já está úmido e que não precisa molhar agora.

No entanto, essa rega vai mudar ao longo do ano. Tem meses que chove mais e o substrato vai demorar mais para secar, nesses meses você deve regar menos sua rosa do deserto. Já naqueles meses que está bem quente e seco, você pode regar com mais frequência. Se a planta estiver no sol o dia todo, pode regar até todos os dias.

E qual o melhor horário para regar a rosa do deserto? Sempre pela manhã! Evite fazer regas a noite, pois sua rosa do deserto pode apodrecer. Regando pela manhã seu substrato terá o dia inteiro para secar e ela dormirá com as raízes mais sequinhas, afim de evitar apodrecimento.

Como cuidar da rosa do deserto – Luz

Qual o melhor local para deixar a rosa do deserto? Sua rosa do deserto precisa ficar num local bem iluminado onde ela pegue no mínimo de 4h a 6h de sol por dia. Nada de deixar sua rosa do deserto dentro da sala, ou na garagem coberta. A forma correta de como cuidar da rosa do deserto é deixa-la a céu aberto no local onde pegue mais sol na sua casa. Por consequência, rosa do deserto que não pega sol na quantidade suficiente não floresce, pode ficar torta e com os galhos cumpridos, além de encher de praga.

Como cuidar da rosa do deserto – Adubação

Qual melhor adubo para a rosa do deserto? Eu preciso te dizer que depende, depende da fase de cultivo. Se sua rosa  do deserto está pequena, se ela ainda é uma mudinha, você pode dar para ela adubos mais ricos em fósforo e potássio. Como o forth plantio e o sulfato de potássio por exemplo. Esses dois nutrientes vão deixar suas mudinhas mais gordinhas.

Outra ótima dica sobre como cuidar da rosa do deserto adulta é usar adubos ricos em nitrogênio para quando quiser estimular o crescimento dos galhos depois de uma poda ou enxertia. Um bom adubo para isso é o nitrato de cálcio ou o salitre do chile por exemplo.

Do mesmo modo, se você quiser estimular o enraizamento ou o florescimento, sempre que você for fazer a troca de vaso da rosa do deserto é legal misturar no substrato uma fonte de fósforo, pode ser o super simples, yoorin ou forth plantio.

Para manutenção das rosas do deserto você pode usar adubos como o basacote, que são adubos de liberação controlada, super práticos. Por exemplo, o basacote 9M você precisa adubar apenas uma vez a cada 9 meses, uma opção muito fácil e prática para quem tem o dia corrido.

Dessa forma você sempre terá rosas do deserto viçosas e cheia de flores.

Temos vários desses adubos disponíveis em nossa loja virtual, clique aqui para conferir todos os adubos.

Como cuidar da rosa do deserto – Replantio

Qual a hora certa de replantar a rosa do deserto? Quando ela ocupar todo o espaço do vaso, ou quando as raízes estiverem saindo por baixo é o momento ideal para trocar sua rosa do deserto de vaso. Fique tranquila porque elas são plantas muito resistentes e demorar para trocar o vaso não vai fazer sua rosa do deserto morrer. Elas são tão fortes que podem chegar até a rachar o vaso sozinhas.

 

Neste vídeo eu te ensino o passo a passo para preparar o substrato e fazer o replantio da sua rosa do deserto.

Como cuidar da rosa do deserto – Poda

O que é poda na rosa do deserto? Podar na mais é do que cortar um pedaço do galho.

Pra que serve a poda na rosa do deserto? A poda serve para estimular o surgimento de novos galhos.  Afinal, as flores dão nas pontas dos galhos, por isso quanto mais galhos sua rosa do deserto tiver, mais flores ela pode dar.

Todavia, você já deve ter se perguntado: será que eu preciso podar minha rosa do deserto? A poda na rosa do deserto é uma prática na maioria das vezes estética, não é obrigatória. Você poda os galhos, para estimular a saída de novos ramos e ter uma planta cheia de galhos.

Entretanto em algumas vezes a poda pode ser necessária. É o que chamamos de poda emergencial na rosa do deserto. Ela precisa ser feita para evitar que alguma doença ou praga se espalhe pela planta. Dessa forma, você retira parte do galho que está doente para evitar que a doença desça e chegue ao caudex, o que pode levar a morte da sua rosa do deserto.

 

Florescimento

Quando a rosa do deserto da flor? A rosa do deserto pode demorar de 8 a 12 meses para florir, isso contando desde a germinação da semente.

O que fazer para rosa do deserto dar flor? Antes de mais nada, o fator mais importante para sua rosa do deserto florescer é tomar bastante sol. O mínimo de sol para flores pouco exigentes é de 4h por dia. Quanto maior for sua flor de rosa do deserto, com mais camadas, mais sol ela vai precisar. Porém, algumas IDs como a Rosa do deserto Paradise são muito exigentes e podem precisar de mais de 8h de sol por dia.

Aliás, caso você queira aprender mais sobre o florescimento da rosa do deserto clique aqui.

Pragas e doenças

As principais pragas e doenças que atacam a rosa do deserto são cochonilhas, pulgões, ácaros, percevejos, gomose e apodrecimento.

A princípio, deixar sua rosa do deserto tomando bastante sol, mantê-las sempre adubadas e regar da forma correta é o segredo para evitar o ataque de pragas e doenças na rosa do deserto.

Como conseguir uma muda de rosa do deserto?

A melhor forma de conseguir uma muda de rosa do deserto é germinando uma semente. Você pode comprar sementes de rosa do deserto em nossa loja virtual clicando aqui.

Outra forma de conseguir uma muda de rosa do deserto é através do enraizamento de galhos. O enraizamento é mais difícil de fazer, vários galhos podem apodrecer e a planta pode demorar anos para formar o caudex, que é aquela barriguinha gordinha.

Se você ainda não tem uma, e não sabe onde comprar rosa do deserto  e gostaria de ter essa planta linda ai no seu jardim, vem conferir os enxertos que temos disponíveis clicando aqui.

Gostou desse conteúdo e quer aprender ainda mais sobre como cuidar da rosa do deserto? Dê uma olhada em mais conteúdos do nosso blog clicando aqui.

livro sobre rosa do deserto  sementes de rosa do deserto

Compartilhe:

Veja também