5 dicas para evitar a podridão na Rosa do Deserto

Foto de rosa do deserto com podridão

Neste artigo você vai descobrir 5 dicas para evitar a podridão na Rosa do Deserto. Essas dicas são baseadas em erros que as pessoas cometem, já cometeram ou ainda vão cometer no cultivo de rosas do deserto. Então fique atento às dicas para você não errar também. Vamos lá:

Dica 1: Use um substrato bem drenante para evitar podridão

foto de substrato para rosa do deserto
substrato drenante para rosa do deserto

Essa dica provavelmente você já deve ter ouvido muito por aí, mas acredite esse ainda é um dos principais fatores que causam podridão nas rosas do deserto. Isso porque o excesso de água no substrato causa diversos problemas, principalmente a podridão. Por isso, o seu substrato deve ser bem drenante, e também bem fofinho, para que as raízes da rosa do deserto possam penetrar com facilidade. Substratos velhos costumam ficar duro (chamamos de compactação) e dificulta o crescimento das raízes, além de empoçar água. Para deixar o seu substrato bem drenante, você pode misturar areia, pedaços de carvão, casca de arroz carbonizada entre outros componentes. E por fim, sempre realize testes de retenção de água do substrato antes de utilizá-lo para que você não tenha surpresas desagradáveis com a podridão mais tarde.

Dica 2: Renove o substrato periodicamente

Essa dica também está relacionada ao substrato da sua rosa do deserto. Aqui o importante é que você substitua o seu substrato, geralmente entre 1 a 2 anos, a depender de vários fatores, como o tipo de substrato, a quantidade de componentes orgânicos presentes nele, a idade da planta, entre outros. O motivo de realizar a renovação do substrato é que os componentes orgânicos nele presentes vão começar a entrar em decomposição com o passar do tempo, e ele pode começar a ficar mais ácido, e causar diversos problemas, como o aparecimento de cochonilhas nas raízes, o que pode levar a podridão na rosa do deserto.

Dica 3: Pouco sol pode causar apodrecimento da rosa do deserto

Em geral as rosas do deserto precisam de, pelo menos, 4 horas de sol direto sobre a planta. Existem algumas exceções, em que algumas plantas se desenvolvem muito bem com menos luz solar, mas isso não é o comum. Já outras rosas do deserto precisam de mais de 4 horas de sol para florescerem, por isso, cada caso é um caso. Geralmente Rosas do Deserto que tem a flor muito grande e com muitas camadas são mais exigentes, tanto na quantidade de sol como na quantidade de adubo.

De qualquer forma, se você puder deixar a sua planta no sol o dia todo, melhor ainda. Mas e o que isso tem a ver com a podridão? Tudo! Em geral, as rosas do deserto que recebem pouco sol, seja por causa da sombra de uma árvore, de um muro, seja porque estão em varandas muito sombreadas, acabam ficando mais frágeis à podridão e pragas.

Dica 4: Ferramentas sujas podem causar podridão na rosa do deserto

Esse é um outro grave problema, infelizmente muito comum, que acabam comprometendo a saúde da sua planta e dando início à uma podridão severa. As ferramentas que você utilizar para realizar cortes na sua planta, ou os vasos que você usa para replantar suas mudas devem estar devidamente limpos.

Para isso você pode utilizar água e sabão, álcool ou ainda uma solução de água sanitária (cloro ativo) a 15% (a cada 100ml de solução, utilizar 15ml de hipoclorito e 85ml de água). Deixe as suas ferramentas por 15 minutos nessa solução, que ela vai eliminar quase todos os contaminantes que possam existir nas suas ferramentas. Faça isso principalmente depois de cortar alguma planta doente, isso evitar que você passe a podridão de uma rosa do deserto para outra.

Dica 5: Preste muita atenção quanto às pragas elas podem causar apodrecimento

foto de rosa do deserto com podridão de raiz

Mantenha sempre o seu jardim ou outro local onde as rosas do deserto estejam livre de pragas, como cochonilhas de raíz, lesmas e caramujos, pois as pragas podem atacar a sua planta para se alimentarem dela. Isso pode causar uma série de problemas. Essas praguinhas danificam o tecido da rosa do deserto e deixa uma abertura para que fungos e outros microrganimos causem apodrecimento na sua Rosa do Deserto.

Muito bem, você aprendeu tudo sobre como evitar o apodrecimento na rosa do deserto. Mas caso você já esteja com uma planta podre leia este artigo sobre como tratar uma rosa do deserto apodrecendo – clique aqui e leia.

Dica Bônus:

Nunca deixe os cortes, sejam aqueles feitos para poda, ou para qualquer outra intervenção que você tenha realizado na sua planta, expostos, sem qualquer proteção. Isso vai possibilitar a entrada de micro-organismos que vão causar podridão nas extremidades onde os cortes aconteceram. Por isso, use alguma cola, pasta comercial própria para isso, ou algum outro componente que tenha boa eficácia para proteger as regiões que foram cortadas, como canela, talco, cúrcuma e outros.

Se você quiser aprender ainda mais sobre como cuidar da rosa do deserto clique aqui e leia esse outro artigo que preparei para você.

Bem, e assim eu encerro o assunto de hoje. Espero que você tenha gostado das dicas e que elas possam aumentar os seus conhecimentos sobre as Rosas do Deserto e que você use  tudo que aprendeu para evitar podridão nas suas rosas do deserto.

Grande abraço e até o próximo conteúdo!

Aproveite e assista um vídeo no nosso canal para complementar seu aprendizado.

livro sobre rosa do deserto sementes de rosa do deserto

Compartilhe:

Veja também